segunda-feira, 25 de junho de 2012

Não compartilhe mentira e intolerância!

A mentira sem fundamento!
A placa da intolerância

Graças a Deus, vivemos em um país onde a liberdade religiosa é garantida aos cidadãos. Assim como a liberdade de expressão, permitindo aos brasileiros expor suas ideias publicamente. Como aconselho aos meus alunos, aconselho aos amigos que antes de partilhar qualquer informação, procurem saber a verdade sobre o fato para não se sentir mais envergonhado do que a pessoas ou instituição que criticou com suas mensagens. Fazer relação da pobreza no mundo com a cadeira do Papa, que nem sei se é de madeira ou de ouro, é irresponsável.
 A igreja católica, apesar de seus erros, inclusive os exageros nos gastos não apenas no Vaticano, mas em muitas paróquias, combate com louvor este mal que é a fome. Espalhar a imagem do Papa em sua cadeira, questionando a preocupação da igreja com a miséria não é opinião, só mais um caso de sensacionalismo barato, já que não vem acompanhando de nenhuma fonte que permita uma mínima discussão sobre o fato. Precisamos tomar cuidado para não dar razão aos que possam nos chamar de hipócritas em casos como este. Combater a fome não é responsabilidade apenas do Papa e da Igreja que ele lidera, mas de todo homem e mulher consciente de sua responsabilidade e da sua condição de ser humano.
O texto não se trata de uma defesa do catolicismo e do Papa. Nasce da preocupação como as constantes mensagens sem fundamentos como esta que cada dia se espalham pela internet e se tornam verdades de tão repetidas. Tão errado como quando alguns católicos, compartilham a campanha medíocre de diminuir a importância dos cristãos não católicos por conta das placas com os nomes destas igrejas.
A             credito que assim como temos liberdade de expressão e religiosa, temos o dever  de respeitar toda e qualquer instituição. Não que as igrejas e pessoas estejam livres de qualquer crítica. Sou católico, e tenho minhas críticas contra algumas ações da Igreja. Mas não posso ser irresponsável espalhando informações sem uma devida pesquisa sobre a veracidade da informação. Tão pouco, inflamar a intolerância.

Nenhum comentário: