sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O BRASIL ENTREGOU A COPA?



Dizem que o Brasil entregou o jogo na final da Copa do Mundo de 1998. O enredo para os amantes das teorias de conspiração é vasto. O jogo era na França, o Brasil tinha Ronaldo, melhor jogador do mundo. A França nunca havia ganhado uma Copa e a misteriosa ausência de Ronaldo na primeira escalação divulgada.
A versão oficial diz que Ronaldo sofreu uma convulsão, foi para um hospital em Paris e recuperado, exigiu que Zagallo, técnico da seleção na Copa da França, escalasse o Fenômeno na final. Dizem que Edmundo, em entrevista no programa do Jô revelou que aquele dia foi estranho. Realmente foi estranho, mas o Animal, como era chamado o jogador, não fez nenhuma revelação que considerasse a possibilidade de armação naquele dia.
Muitos brasileiros acham que só se joga futebol com qualidade a nível da excelência por aqui. Por isso, acham absurda a possibilidade de o Brasil perder uma final de Copa. Dizem que aquele Brasil era bem melhor que a França, não tinha como perder. Pois bem, vamos recordar a Copa.
O Brasil de Zagallo era o time dos envelhecidos, Taffarel, Aldair, Dunga, César Sampaio, Leonardo e Bebeto. Esta era à base da seleção que ainda tinha: Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo, campeões do mundo em 2002. Na zaga titular, Júnior Baiano. Leonardo se tornou titular depois de uma das maiores amareladas da história das Copas de Giovani. Edmundo, também amarelou. Um toque de calcanhar bisonho e a reclamação por Rivaldo ter feito o "Fair Play" quando a seleção brasileira ainda perdia por 2x0 a final da Copa são as únicas lembranças do Animal na única Copa que este craque disputou. A seleção ainda tinha: Zé Carlos (São Paulo), Gonçalves (Botafogo), o veterano André Cruz e Doriva. Não sei como, mas estava naquela Copa.
O Brasil em 1998 passou apuros na primeira fase. Venceu no sufoco a fraca equipe da Escócia com um gol "sem querer" de Cafu no segundo tempo, 2x1. Depois, venceu com facilidade o Marrocos, 3x0. No último jogo, perdeu para a Noruega, 2x1. O jogo do pênalti que só uma TV da Suécia conseguiu registrar a falta de Júnior Baiano no atacante norueguês.
Na segunda fase, show de Ronaldo e da seleção contra o Chile, 4x0. Sufoco para vencer a limitada Dinamarca, 3x2. Na semi-final, um dos melhores jogos de Copa do Mundo que já assisti. Brasil 1 x 1 Holanda. Nos pênaltis, depois de fortes emoções na prorrogação com morte súbita, vitória do Brasil. Taffarel, o herói daquele jogo, defendeu dois pênaltis. Na final, um passeio da França, 3x0 e um show do eterno carrasco, Zinedine Zidane.
Pois é. Como se vê, apesar do bom time, o Brasil não teve vida fácil ou arrebentou naquela Copa. Não tinha um bom banco, os craques da reserva, Edmundo e Giovanni, amarelaram. A França de Zinedine Zidane, Henry (reserva), Viera (reserva), Thuram, Dechamps e Djorkaef, tinha um time tão bom quanto o do Brasil e foi campeã da Europa dois anos depois. Será que também compraram?
Dizem que o Brasil vendeu, mas as evidências nunca mostram, muito menos, comprovam. A França do gênio Zidane venceu com autoridade, é nisso que acredito. Quem acredita no contrário?

Nenhum comentário: